O segredo do sucesso

Tivemos uma aula maravilhosa com o professor Lorí Crízel e nos inspiramos para falar um pouco sobre arquitetura comercial! Como projetar sua loja e começar bem o seu negócio!?

O público alvo é o ponto de partida. Um projeto no qual arquitetura, design e decoração andam lado a lado desde o início é difícil dar errado. Quando entramos em um ambiente assim, o encantamento é certo e não sabemos identificar o motivo. Quanto mais subjetivo mais qualificado é o trabalho, as pessoas entram no espaço e atuam nele sem perceber. Nosso cérebro procura coisas sólidas, seguras e equilibradas, tudo que é equilibrado é bem aceito. Existem conceitos, baseados na teoria de Einfühlung (simpatia, empatia, contemplação instantânea), que são seguidos pela maioria das grandes marcas mundiais. Vamos nos ater às interpretações psicológicas do espaço através das linhas construtivas projetuais:

Linhas retas – Transmitem caráter, confiabilidade, retidão.

Linhas horizontais – Transmitem segurança. São perfeitas também pra disfarçar um problema, ele passará despercebido. Caixas de lojas, por exemplo, o ideal é usar sempre linhas horizontais pra não deixar o cliente em dúvida na hora do pagamento.

Linhas verticais – “Verticalização”, imponência.

Linhas sinuosas – Flexibilidade, aberto a novidades.

Linhas helicoidais – Migração.

Círculo – Posse e atenção (concentra a atenção).

Elipse – Dinamismo.

Cubo – Melhor assimilação/aceitação.

Esfera – Similar ao círculo. Finalização do processo, da idéia.

Exemplos:


Quase uma receita de bolo, não?!

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4 pensamentos sobre “O segredo do sucesso

  1. Muitas vezes uma empresa não compreende que sua marca pode estimular o consumidor de diferentes maneiras. Oferecer uma experiência sensorial coerente, criando um “environment design”, uma aura de sensações referentes à marca, faz com que ela seja mais lembrada pelo consumidor do que suas concorrentes.
    Reconhecimento e percepção:
    Marcas têm personalidade, atitudes e devem refletir e atender expectativas.
    Os sentidos são as cinco únicas maneiras de fazer com que seu consumidor perceba e reconheça sua marca.
    Uma boa marca cria um universo facilmente reconhecido pelo consumidor e na maioria das vezes ele nem percebe os aromas, sons, texturas, gostos e cores ao seu redor, pois não racionaliza essas sensações, mas elas ficam “grudadas” por meio de conexões subjetivas em seu cérebro.Vivemos a fase da sinergia!!Parabens pelo Post.

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